terça-feira, 27 de janeiro de 2015

A Empatia

Quando passamos por uma situação complicada, só desejamos ser ouvidos, só queremos um colo, um abraço, ás vezes não precisa falar, dar conselhos, só queremos apenas um olhar compreensivo ou um gesto de atenção. Isso já consegue nos aliviar de boa parte do que nos entristece. Uma tristeza compartilhada é melhor do que sofrer só.
Ás vezes por conta de estarmos tão ansiosos para resolver os nossos problemas acabamos direcionando as nossas lágrimas para pessoas erradas, e que ao invés de nos acolher e nos ajudar nos fazem sentir piores.

Sabe, eu tenho dito pra mim mesma: "Ouvir os nossos problemas, ás vezes é melhor que ouvir os outros!"  (Tenho me esforçado, de vez e outra tenho recaídas, mas com o tempo eu aprendo.)
Vez ou outra eu costumo ouvir: "Eu já estou cheio de problemas, e ainda vem outro pra falar dos seus problemas!" Isso se resume em: Egoísmo e ignorância.

 Procure quem tem a capacidade de captar e compreender a sua dor sem menospreza-la, pois cada um sabe o que sente e o que já vivenciou.
Muitas vezes é difícil, e quem está de fora não consegue medir a dimensão da dor do outro, porém devemos ter em mente que momentos difíceis são momentos de aprendizagem, momentos em que estamos passando por algo que em breve será amenizado e solucionado.







Um comentário: