quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Tempo de esperar

Encontrei esse texto da psicóloga Ana Célia e super curti e resolvi compartilhar com vocês:

"A vida é uma longa espera até o momento da nossa morte, antes de nascermos nós tivemos que esperar por nove meses de gestação na barriga de nossa mãe para poder vir a este mundo e a partir de então temos que esperar pelo tempo certo para que as coisas aconteçam de acordo com cada fase de nossa vida.
Precisamos esperar por tudo, necessitamos ter paciência, persistência, perseverança e tolerância para alcançar o que planejamos e sonhamos para o nosso futuro.
“...Há um tempo certo para cada propósito debaixo do céu: Tempo de nascer e tempo de morrer, tempo de plantar e tempo de colher...tempo de chorar e tempo de rir...tempo de procurar e tempo de desistir. Tempo de calar e tempo de falar. Tempo de amar e tempo de odiar, tempo de lutar e tempo de viver em paz.” Nos ensina em Eclesiastes, 3:1-8
O tempo é medido pelo relógio, calendário, somos controlados pelas atividades que desenvolvemos no nosso dia a dia, pela agenda cheia de compromissos. Somos obrigados a esperar pelo melhor momento para realizar o que desejamos e planejamos.
Estamos sempre à espera de algo ou alguma coisa: do ônibus, trem, avião, da fila interminável, esperamos pela pessoa amada e o casamento, nascimento dos filhos, formatura, sucesso profissional, pela viagem tão sonhada que desejamos fazer nas férias ou mesmo para comprar um simples objeto de consumo de que necessitamos.
Toda espera pode nos deixar irritados, angustiados e ansiosos, pois quanto mais queremos que o tempo passe, mais se demora a passar ou quando não queremos que o tempo passe rápido mais ele passará rápido demais, estamos sempre brigando contra o tempo.
O tempo conspira contra nós, os anos, meses, semanas, dias, horas, minutos e segundos, a vida passa muito rapidamente e nem temos tempo de viver tudo àquilo que gostaríamos de viver.
Muitas vezes ficamos presos ao passado através de memórias e recordações de momentos felizes que vivemos ou esperamos pelo futuro nos iludindo com coisas que ainda não aconteceram e deixamos de viver a realidade “o aqui e agora”, o momento mais precioso de nossas vidas é o presente, pois estamos vivos, e isto é o que mais importa, este é o tempo que temos para viver e aproveitar.
Só nos resta esperar o tempo passar quando não temos o que fazer, precisamos aprender a preencher a lacuna, os espaços vazios que temos para viver momentos de forma mais útil, para não nos arrependermos daquilo que deixamos de fazer agora ou do passado que não volta mais.
Dizem que “a pressa é inimiga da perfeição”, isto é uma verdade, quando fazemos rapidamente de uma só vez, fazemos mal feito e temos que refazer tudo de novo, perdemos o nosso tempo corrigindo os nossos erros. Não adianta nada nós nos preocuparmos e precipitarmos com algo que não depende da nossa vontade, devemos esperar pelo tempo certo para realizar, sabendo que não vamos nos acomodar para tomar a atitude na hora certa, temos que aprender a esperar e deixar acontecer naturalmente sem pressa de viver. Pra que acelerar se temos que esperar o tempo oportuno para acontecer o que estamos esperando?"

Ana Célia Almeida – Psicóloga
CRP 08/10408